quinta-feira, novembro 22, 2007

Blogagem coletiva - Dengue


A dengue é uma das principais doenças transmitidas, através de picadura, por mosquito no mundo e um problema gravíssimo, especialmente em países tropicais como o Brasil, que não tem, nem querem ter, uma política de saúde pública à altura dos impostos que recolhe. O clima de festa e os hábitos urbanos promíscuos oferecem condições ótimas para o desenvolvimento e proliferação de seu mosquito transmissor, o Aedes aegypti. Em algumas zonas, do baixo ao alto meretrício, recebe o nome de "febre quebra-ossos". O portador desta doença é conhecido como dengoso ou dengosa.

A dengue é transmitida através da picadura de uma fêmea, um dos poucos casos onde a fêmea é a que pica, contaminada do Aedes aegypti, pois o macho se alimenta apenas de seiva de plantas, daí o seu nome meio gay. Um único mosquito desses em toda a sua vida (45 dias em média) pode contaminar até 300 pessoas, quase 7 picaduras diferentes por dia, o que revela o caráter promíscuo de seu comportamento.

Como combater

Deve-se, antes de tudo, evitar locais onde se proliferam as mosquitas. Paradas, boates, ruas de frequência suspeita etc. Procurem cobrir vasos ou recipientes que contenham água límpida e cristalina ou então colocar com areia, a fêmea mosquita é luxenta e limpinha. Pneus devem ser incinerados imediatamente, mas pode causar um desastre ambiental. Escolham o que for melhor para você e sua comunidade.

Conclusão

Então meus leitores se não querem ficar como o sujeito abaixo tratem de se tocar e divulgar as informações de como, onde, por quê e quando combater a dengue. E exijam dos porcos que habitam a pocilga que a CPMF, que sai do seu bolso, seja destinado à saúde, não aos bolsos deles.



----------------------------------------

Este post faz parte da blogagem coletiva organizada pela Meiroca.

Add to Technorati Favorites!

MyFreeCopyright.com Registered & Protected

  ©A Cor da Letra. Template e layout por layla

TOPO  

Clicky Web Analytics